sábado, 17 de outubro de 2015

COMO CALCULAR O NDPCal


O NDPCal representa o valor percentual do VCT de uma dieta/refeição na forma de proteína utilizável. Para estimativa do valor do NPU (utilização proteica líquida) pode-se multiplicar os seguintes fatores pelo respectivo P% das proteínas da dieta segundo sua origem: a) proteína de origem animal – 0,7 (proteína animal); b)proteína de leguminosas – 0,6 (proteína de leguminosas); c)proteína de cereais – 0,5 (Proteínas de Cereais, frutas e outros vegetais) O NDPcal é útil para a observação da quantidade líquida de proteínas alimentares e com isso a qualidade das mesmas. A qualidade da proteína ingerida é determinada por três fatores: 1) % de N (nitrogênio) absorvido e retido pelo organismo; 2) Utilização da Proteína Líquida (NPU); 3) Coeficiente de digestibilidade; Proteínas de alto valor biológico possuem maior % de N absorvido pelo organismo e são de origem animal. O % de proteína líquida calculada precisa compor a dieta de modo a fornecer uma boa margem de segurança. É importante que as fontes proteicas sejam variadas. O NPU nada mais é que: fator de utilização proteica X quantidade de proteína de cada alimento. Fator de correção proteica é:   NPU = soma a quantidade de proteínas dos cereias e outros vegetais do cardápio e multiplica por 0,5 soma a quantidade de proteínas das leguminosas (feijão) e multiplica por 0,6 soma a quantidade de proteínas de origem animal e multiplica por 0,7 Após o cálculo do NPU, se calcula o NDPcal = soma os 3 resultados de cima multiplicado por 4 (kcal). Em resumo, siga os três passos básicos após a soma do NPU total da dieta em gramas*: 1º) NPU x 4 (para ter em Kcal), esse resultado é o NDPCal; 2º)  NDPCAL% = NDPCal/ VET total da dieta x 100; 3º) para resultado satisfatório, esse valor deverá estar entre 6% - 10%. Valores abaixo de 6% indicam que a dieta contém alto teor de proteína vegetal ou baixo teor de proteínas totais, o que a torna insatisfatória.
Como proceder para calcular o NDPcal e o NDPcal%:
listar todas as preparações do cardápio, em seguida listar os ingredientes de cada preparação, colocar cada ingrediente com a respectiva quantidade em gramas numa tabela (facilita), fazer o cálculo nutricional das preparações somando as proteínas em gramas e depois multiplicando pelos respectivos fatores. Soma-se as proteínas das três fontes, caso haja as três, senão as que estiverem no cardápio, multiplica por 4, transformando gramas em calorias, depois divide o valor encontrado multiplicado por 100% pelo valor total da dieta e terá o NDPcal%. ).
No Brasil, este indicador de 6 a 10% é utilizado no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
As necessidades diárias situam-se em torno de 0,8 a 1 grama por quilo de peso. Em relação à contribuição total das proteínas na ingestão calórica, recomenda-se cerca de 10 a 15%.

Exemplo de como fazer o cálculo, exercício:
Calcule o Valor Calórico Total (VCT), P% e o NDPcal% das refeições do quadro abaixo. Utilize os resultados para avaliar a qualidade protéica de cada refeição.

Almoço 1
Almoço 2
Almoço 3
Almoço 4
Arroz cozido– 150g
Feijão cozido – 90g
Alface – 15g
Tomate – 50g
Batata – 80g
Óleo vegetal – 15g
Arroz cozido–200g
Alface – 15g
Tomate – 50g
Batata – 120g
Óleo vegetal – 15g
Arroz cozido–170g
Carne de vaca magra – 150g
Alface – 15g
Tomate – 50g
Óleo vegetal – 15g
Arroz cozido–130g
Feijão cozido–90g
Carne de vaca magra – 100g
Alface – 15g
Tomate – 50g
Óleo vegetal – 15g

Informações complementares para os cálculos:

Alimento
Calorias (Kcal/100g de alimento)
Proteínas (g/100g de alimento)
Arroz polido cozido
167
2,3
Feijão
67
4,4
Alface
15
1,3
Tomate
21
0,8
Batata
75
1,8
Carne de vaca magra
146
21,5
Óleo vegetal
884
-
Fonte: ENDEF. Tabelas de composição de alimentos. 4a. edição. Rio de Janeiro: IBGE, 1996.

NdpCal% = NPU x P%
O NdpCal representa o valor percentual do VCT de uma dieta/refeição na forma de proteína utilizável.  NdpCal%= (P%animal x 0,7) + (P%leguminosas x 0,6) + (P%cereais x 0,5)
Esses fatores foram estabelecidos com base em estudos experimentais com animais (publicados nas décadas de 70-80). No Brasil, este indicador é utilizado no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que recomenda refeições com valores de NdpCal entre 6 e 10%.




Valéria Cavalcante

24 comentários:

  1. Sua explicação foi maravilhosa, não poderia ter sido melhor! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Era pra ter o resultado. No meu deu 6,03%. Está certo ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,como foi que você fez? Eu queria saber.
      Obrigada!

      Excluir
  3. Tem um pequeno errinho na fórmula de NDPCAL% que deveria ser = NDPCalx 100/VET total da dieta

    ResponderExcluir
  4. Oie Bom Dia.....tenho uma dúvida coomo posso estar entrando em contato com você?

    ResponderExcluir
  5. E se o resultado for acima do valor recomendado? Acima de 10%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe parâmetros de classificação do %NDPcal, por exemplo: 8 - 10% PTN de boa qualidade
      ≥ 10% Desperdício de PNT para fins energéticos

      Excluir
  6. por que dos valores finais ? saberia me responder

    ResponderExcluir


  7. Determine a Digestibilidade e a NPU para um alimento que teve 200g consumidos, dos quais 180g eram de proteínas, e teve 162g de proteínas absorvidas, das quais 81g foram retidas.


    ResponderExcluir
  8. Não consegui achar no PAT informações sobre "taxa de absorção" ou "fatores % do NPU" gostaria de saber se posso encontrar tabela com esses dados em alguma norma? em algumas fontes classificam apenas como vegetal, animal e leguminosas em outras fontes encontrei ovo como 100% e laticínios com 75%. Gostaria de saber se existe um parâmetro global ou pelo menos nacional para esses dados. Grato desde já.

    ResponderExcluir
  9. e qual o fator de utilização para açucares?

    ResponderExcluir
  10. Preciso reforçar que esse conceito de NDPcal% é ultrapassado e não deve ser mais utilizado. Uma pena ainda ensinarem isso nas faculdades! Sou nutricionista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste mesmo estou no sétimo semestre e fazendo prova disso 😕

      Excluir
    2. Mas o que seria indicado hoje em dia? porque por exemplo: uma pessoa que esta sofrendo de queimadura com perda de proteina excessiva, usando o NDPcal na dieta como parâmtro para indicar se a proteina esta sendo suficientemente utilizada não seria uma boa? ou existe outros parâmetros que possa indicar esse fator?

      Excluir
    3. Onde posso encontrar essa informação de que não deve mais ser utilizado NDPcal?

      Excluir
    4. Se não deve ser utilizado o que substituiria isso porque a proteína é essencial.para formação celular e muito mais, como calcular o quanto o indivíduo tem a ingesta verdadeira de proteína e outros micronutrientes. Como calcular isso hj???????

      Excluir
  11. Oi boa noite eu achei muito bom sua explicação foi dezzz consegui fazer certinho

    ResponderExcluir
  12. Se não deve ser utilizado o que substituiria isso porque a proteína é essencial.para formação celular e muito mais, como calcular o quanto o indivíduo tem a ingesta verdadeira de proteína e outros micronutrientes. Como calcular isso hj???????

    ResponderExcluir
  13. Me tirem uma dúvida, sucos entram na parte das frutas nos cálculos?
    Batata palha e batata frita entram nos cálculos como vegetais também?
    Quiabo é considerado uma fruta já que é um fruto?
    Agrião é considerado vegetal né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariola e outros doces entram nos cálculos também? Em algum lugar?
      Animal ❌
      Leguminosas ❌
      Cereais, frutas e vegetais ❌✅ (talvez aqui)

      Excluir

Este espaço é nosso e sua contribuição é sempre bem vinda!