Filhos

De uma mãe que ama incondicionalmente seu filho

    Meu filho, você é importante demais pra mim. Quando faço coisas que aparentemente você não entende, é porque tenho fortes motivos para fazê-lo. Meu amor por você é incondicional. Tudo que quero pra gente é o melhor!
    Você pode não perceber, mas já é um vencedor! Nunca fui nem serei uma derrotada, muito menos você. Somos vencedores! Já percebeu que o conceito de derrota e vitória está distorcido nas mentes das pessoas. Por acaso vitorioso é somente quem ganha uma medalha de ouro na olimpíada? Ele treinou anos a fio para isso, dedicou uma vida. Mas quantos já fraudaram as olimpíadas usando anabolizantes? Estimulantes para garantir isso? O exame antidoping é feito de forma aleatória e pode muito bem um atleta que fez uso escapar do exame e lá vai uma grande injustiça.
    Que tal repensarmos sobre seres vitoriosos e derrotados? Você conhece a história de Sulica? Ela recebeu um segundo nome, Vitória, por ter nascido no fim da 2ª Guerra Mundial (1945). Essa foi uma funcionária pública que, aos 56 anos viu sua vida mudar radicalmente. Ela contraiu câncer e atrofia no cérebro e câncer de mama. Imagine, uma mulher, que por ser descendente de imigrantes europeus, chamava atenção pela beleza, altura e belos olhos claros, e esbanjava saúde. De repente se deparava com um diagnóstico tão cruel. Mas, Sulica não se deixou abater. Chegou a perder partes dos movimentos por conseqüência do tumor cerebral em 2005, apresentando problemas de fala, e de visão. Mas, surpreendeu os médicos mesmo com todas essas deficiências. Em 2008, foi surpreendida com o câncer de mama, fez o tratamento, raspou o cabelo, e novas sessões de quimioterapia. Sua auto-estima foi fundamental para os momentos difíceis. Ela é um grande exemplo de VITÓRIA!¹
    E agora? Os dois não são vitoriosos cada um de uma forma diferente? 
   Sempre é mais fácil fugir às responsabilidades ou aos problemas que encará-los. Inventar uma desculpa qualquer e jogar a responsabilidade para o outro é fácil. Pior que muitas vezes é visto como atitudes “inteligentes” ou “expertas”, até um dia que você está só e não tem em quem jogar a culpa, o chefe/amigo/inimigo percebe. Como diz o velho ditado “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo, mas nunca por toda a vida; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo”. Moral da “estória”, “um dia a casa cai”. 
    Pessoas assim, além de covardes, já são derrotadas, e muitas vezes por antecipação. Vou citar um caso corriqueiro. Quando alguém diz “não vou fazer nenhuma prova para o vestibular porque não vou passar”. Essa pessoa na verdade, sabe que não existe mágica. Além disso é preguiçosa. Quando diz que não vai “passar’, é porque tem “preguiça” de estudar, não quer dedicar nenhum tempo para essa atividade por alguns meses. E certamente dedicará o restante da vida trabalhando em algo que não o realizará e o frustrará. Viverá arrependido, deprimido e ganhando pouco, exceto que herde muito dinheiro dos pais. Porém, não tendo “estudado o suficiente”, a probabilidade de não saber fazer render o dinheiro é mínimo, e logo estará pobre. Esse é um exemplo de derrotado nato. Porque se entranhou nele o espírito de derrota, e ele não fará nada para mudar. Diferente daquele que treinou feito um condenado pra corrida de cem metros e perdeu, pois este terá chance de na próxima ganhar. 
     Por isso essa é a hora! Agarre a VITORIA agora mesmo que ela não venha de imediato. Você só precisa acreditar que é capaz! 
     EU ACREDITEI MEU FILHO,  ÀS VEZES PODE DEMORAR. MAS ELA VEM! VOCÊ É UMA VITÓRIA PRA MIM! 
    Mas, nada, nada, nada nessa vida nos dá tanto prazer que a sensação do dever cumprido. Da conquista do seu espaço com o próprio esforço. Da sensação de ter  feito tudo o que estava ao seu alcance, e feito o seu melhor! Vou além, de ainda ter caminhado sempre com honra e de cabeça erguida, e ninguém  poder-lhe apontar o dedo pra te cobrar nada! Sabe por quê? Porque você cumpriu seu dever.
    Todo homem nasce como um ser bruto, que precisa ser lapidado até se tornar uma pedra com formas definidas. Algumas serão preciosas outras não, embora  praticamente todas passem  por algum processo de lapidação, desde o mais rústico aos  mais sofisticados. Não é  porque são lapidados, terão necessariamente  um valor de uma pedra preciosa, mas cada um uma terá um valor e uma utilidade. Algumas, terão valor, mas não compreenderão o valor que tem e se perderão por isso, outras de menor valor saberão explorar suas utilidades e serão mais valorizadas. O importante é que o tempo lhe dará forma e agregará valor para algumas, enquanto outras ficarão para trás como cascalhos.
    Descubra o tipo de pedra que você é! Quando somos jovens podemos mudar rumos. A vida é fruto de nossas escolhas, e podemos escolher não ser o cascalho!


Imagem Licenciada pelo Creative Commons




Licença Creative Commons
A obra De uma mãe que ama incondicionalmente seu filho de Cavalcante, Valéria Araújo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base na obra disponível em valeriaaraujocavalcante.blogspot.com.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em valeriaaraujocavalcante.blogspot.com.



[1] Sulica e sua luta contra cancêres são símbolos de superação de vida – Manchete. 13. Dez. 2008. Disponível em: < http://www.cidadeverde.com/sulica-e-sua-luta-contra-canceres-sao-simbolos-de-superacao-de-vida-29367 >. Acesso em: 26 Fev. 2011.

Licença Creative Commons
A obra De uma mãe que ama incondicionalmente seu filho de Valéria A. Cavalcante foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base na obra disponível em valeriaaraujocavalcante.blogspot.com.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em valeriaaraujocavalcante.blogspot.com.

Dedico ao meu amado filho de 15 anos e 
a todos os adolescentes que merecem a 
VITÓRIA na vida

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe to vitoriahoradaverdade by Email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é nosso e sua contribuição é sempre bem vinda!