domingo, 11 de abril de 2010

A raiva é inimiga da razão

A raiva não pode ser superada pela raiva. Quando uma pessoa tiver um comportamento agressivo com você e a sua reação for semelhante, o resultado será desastroso.Ninguém quer a raiva, ninguém quer a intranqüilidade, mas por causa da ignorância somos acometidos por sentimentos como esses. A raiva nos faz perder uma das melhores qualidades humanas, o poder de discernimento. Temos um cérebro bem desenvolvido. Esse órgão nos permite julgar o que é certo e o que é errado. Não apenas em termos atuais, mas em projeções para daqui dez, vinte ou mesmo cem anos. Sem nenhum tipo de pré-cognição, podemos utilizar nosso bom senso para determinar o certo e o errado. Imaginar as causas e seus possíveis efeitos. Contudo, se nossa mente estiver ocupada pela raiva, perderemos o poder de discernimento e nos tornaremos mentalmente incompletos. Devemos salvaguardar essa capacidade e, para tanto, temos de criar uma companhia de seguros interna: autodisciplina, autoconsciência e uma clara compreensão das desvantagens da raiva e dos efeitos positivos da bondade. Se refletirmos a respeito dessas questões com freqüência, podemos incorporar a idéia e, então, controlar a mente.
Dalai Lama (Texto extraído da obra A Policy of Kindness, Snow Lion Publications, 1990

Um comentário:

  1. Este homem foi um grande exemplo, respeito suas idéias. Sem dúvida muitas pessoas são dominadas pelo sentimento da raiva, e perdem a razão. Agem de forma desproporcional e bruta, sequer pensam antes de agir. São como robôs, reagem aos estímulos de imediato de acordo com a programação, como se não tivessem inteligência e o livre arbítrio.
    O homem é o único animal que estupra sua fêmea! É grotesco não é?
    Por isso pessoas vão presas por matar, muitas vezes por engano, por não terem pensado melhor ou duas vezes.
    É a ignorância predominando sobre a inteligência, isso quando se tem. Devemos considerar que alguns são desprovidos ou são pouco inteligentes mesmo.

    ResponderExcluir

Este espaço é nosso e sua contribuição é sempre bem vinda!